Meus pensamentos...

Vivo para qualquer migalha de atenção que queira conceder-me.

O que é tag?




Você conhece o que uma tag? Saiba aqui o que ela é e onde ela pode ser usada e encontrada.
Existem diversas formas de classificar e organizar informações. A mais conhecida é por hierarquias, como se fossem colocadas pastas mais específicas den

Mas existe outra forma de organização e classificação de informações extremamente comum na internet e na Web 2.0, que utiliza palavras-chave para relacionar informações semelhantes. Essas palavras-chave são conhecidas como Tags ou meta
dados. Metadados são dados usados para classificar e organizar arquivos, páginas e outros conteúdos.

“Tag” em inglês quer dizer etiqueta. As tags na internet são palavras que servem justamente como uma etiqueta e ajudam na hora de organizar informações, agrupando aquelas que receberam a mesma marcação, facilitando encontrar outras relacionadas.

Esse sistema de classificação não é novo e já era utilizado em bibliotecas para organizar livros em temas semelhantes. Se alguém queria procurar livros sobre “criação de gatos”, por exemplo, bastava procurar por essa palavra-chave.

Atualmente, na internet, as tags são relacionadas a diferentes conteúdos, como páginas de sites, postagens de blogs, fotos, programas para download, links e marcadores e até mesmo nas micro-mensagens do twitter e nos sistemas de busca como o Google.

Tags em sites e blogs

A forma mais comum de utilizar as tags é relacionar textos na internet. Em um mesmo site, blog ou serviço de blogs (como o Wordpress.com), ao escrever um texto e relacioná-lo a uma tag, faz-se com que todos os textos que são relacionados a essa tag possam ser encontrados mais facilmente.


Imagine que você encontrou um texto que fala sobre criação de gatos. Ao final do texto, você encontra a palavra chave “gato”. Ao clicar sobre essa palavra, você encontra outros textos relacionados à essa palavra, como uma resenha do filme Garfield, ou ainda um artigo sobre diferentes raças de gatos.

Nos sites e nos blogs, as tags costumam aparecer em “nuvens de tags”, ou uma lista ou coleção aparentemente aleatória das tags que mostram, a partir do tamanho das palavras, quais as tags mais utilizadas. Cada tag aqui serve como link para a lista das postagens e artigos que utilizam aquela tag.

Tags em fotos e programas para download

Outra forma muito utilizada é para organizar fotos e programas para download. Imagine que é mais fácil encontrar um determinado texto pela palavra, pois ele pode conter em seu corpo tal palavra. Mas uma imagem ou arquivo de programa já é mais complicado, pois não há nada que seja passível de busca (a não ser questões técnicas de tamanho e formato). Mas alguns serviços, como o Flickr ou o Fotolog para imagens e o Baixaki para programas, permitem relacionar palavras-chave a esses arquivos. As tags servem aqui como etiquetas e ajudam na busca por outras fotos e arquivos também “etiquetados” com a mesma palavra.



Tags no Twitter

Uma outra forma muito utilizada para agrupar informações é colocar tags em postagens no Twitter. Esse sistema de microbloging permite que, dentro dos 140 caracteres de texto sejam colocadas tags que servirão como atalhos de busca para encontrar outros “twits” com a mesma tag. Mas para que tanto o twitter quanto seus usuários reconheçam determinada palavra como uma tag, coloca-se o sinal “#” na frente, formando o que se chama de hashtag. Em inglês, o sinal “#” recebe o nome de hash.



Hashtags são amplamente usados para ajudar a encontrar outros termos relacionados. Vários programas para Twitter, como o TwitterFox, o TweekDeck e o Twhirl já transformam as hashtags em links para o twittersearch, bastando um clique sobre ela para abrir em seu browser a página de busca por micro-postagens com a mesma hashtag.

Tags no Google

Talvez o uso mais importante de tags seja pelo Google. Atualmente, toda página tem em sua estrutura ou código HTML uma lista de tags que ajudam os sistemas de busca a organizar o conteúdo daquele site de acordo com temas semelhantes. Isso economiza tempo e capacidade de processamento na busca, pois evita que o sistema procure por todas as palavras de um site, focando principalmente nas palavras-chave.

Não seria prático para buscadores na internet classificar o conteúdo da web hierarquicamente e é necessário uma forma dinâmica para mostrar não só a página que você procura como também outras páginas com conteúdo semelhante. A melhor forma é utilizando tags. O Google também utiliza as tags relacionadas aos textos e imagens para facilitar a indexação do conteúdo e o resultado das buscas.

Vantagens e desvantagens

A maior vantagem das tags é a facilidade em classificar informações. Isso é extremamente útil em serviços como o Flickr e o Delicious. Este último organiza links a partir das tags relacionadas aos links, facilitando que usuários encontrem páginas semelhantes a partir das tags relacionadas.

Porém, isso traz uma desvantagem grande que é a falta de critério na utilização das tags. A palavra “rosa”, por exemplo, pode ser usada tanto como etiqueta em uma foto de uma rosa, em um vídeo no youtube do trailer do filme da Pantera Cor-de-rosa ou ainda um conto sobre como uma camisa branca ficou rosa depois de lavada. Isso pode trazer confusão na hora de encontrar mais conteúdo relacionado, justamente pelos diferentes significados que uma mesma palavra pode ter.

Conclusão

Com o crescimento da Web 2.0 ou mídias sociais, onde muita informação é criada e comentada pelo usuário, as tags tornaram-se muito populares. Elas permitem que tanto criadores de conteúdo quanto usuários possam relacionar diferentes temas, criando teias de conhecimento. E atualmente, é justamente essa rede de ideias que faz com que a internet seja uma ferramenta tão fascinante!

O que é spoiler?

Cuidado, o que vamos revelar aqui pode estragar seus prazeres. Conheça o significado desse termo utilizado em vários blogs, fóruns e sites.

Com o super crescimento da internet e com a onda de seriados que as grandes emissoras têm proporcionado, ficou muito comum encontrar o termo “spoiler” nos mais diversos sites da internet. Quem passeia por comunidades do Orkut também já deve ter visto muito este termo, mas isso não significa que você saiba exatamente o que ele significa. Pois bem, entender o termo é muito simples, por isso vamos dar uma explicação rápida.

Spoiler é quando algum site ou alguém revela fatos a respeito do conteúdo de determinado livro, filme, série ou jogo. O termo vem do inglês, mais precisamente está relacionado ao verbo “To Spoil”, que significa estragar. Numa tradução livre, spoiler faz referência ao famoso termo “estraga-prazeres”.

Spoilers podem estar até em jornaisRevelando fatos

Muitas pessoas gostam, outras não. Revelar fatos, estragar prazeres e acabar com a alegria dos outros são coisas muito comuns de diversos sites e fóruns. Alguns sites ao menos são mais sensatos e possibilitam que o usuário decida se deseja ou não ver o spoiler. O “truque” utilizado por alguns sites é colocar o texto que é o spoiler com a mesma cor utilizada no fundo da página, de modo que o leitor pode ou não selecionar o spoiler com o mouse, de modo que o texto fique visível.











Depois do Instagram, vem aí o Lovestagram


Site, que usa API do aplicativo de fotos, cria um cartão virtual com suas fotos ao lado da pessoa amada

Kaitlyn Trigger, a namorada do co-fundador do Instagram, Mike Krieger, acaba de desenvolver um site de cartões para o "Valentine's Day", usando a API do aplicativo de fotos. Para quem não sabe, o "Valentines Day" é uma espécie de dia dos namorados comemorado nos Estados Unidos no dia 14 de fevereiro.

Chamado de Lovestagram, o site cria um slideshow de todas as fotos que você compartilhou no Instagram ao lado de seu amado(a). Você se loga com os seus dados do aplicativo e o site busca por tags, comentários ou qualquer atividade que una suas fotos com as de seu companheiro(a). Basta digitar o nome de usuário da pessoa e, em alguns minutos, você tem seu cartão apaixonado.

Como o "Valentine's Day" é uma celebração entre amigos e familiares também, o site funciona com qualquer usuário do Instagram e não necessariamente seu namorado(a). "A ideia é visualizar sua relação com aquela pessoa através das fotos", comentou a criadora em uma entrevista para o site Mashable.

Você tem Instagram e quer homenagear outro usuário do app? Clique aqui e teste o Lovestagram. E para saber mais sobre o Instagram, clique aqui para conhecer a história do brasileiro que desenvolveu o app para iPhone.

Nos bastidores do photoshoot EW

Nos bastidores do photoshoot EW

Lady Gaga anuncia rede social "Little Monsters"

Popstar, que já reina no Twitter, está convidado usuários para uma versão beta do novo siteVocê se imagina com 19 milhões de pessoas seguindo você no Twitter? Essa é uma realidade vivida pela cantora pop Lady Gaga, uma vez que essa quantidade de fãs no microblog a promove como aquela com mais seguidores no mundo inteiro. Mas Gaga quer mais: a cantora anunciou uma rede social própria que, inclusive, já está em fase de distribuição de convites para testes beta, dando a entender que ela já está desenvolvendo a plataforma há algum tempo.

Veja você mesmo: a rede se chama "Little Monsters" e, clicando no link, você pode pedir um convite de acesso antecipado.

Uma breve olhada no site indica que ele terá uma ênfase voltada para a publicação de conteúdo multimídia, ou seja, fotos e vídeos deverão ser uma prioridade. O gerenciamento do site está sendo feito pela startup chamada "Backplane", uma empresa co-fundada por quatro executivos, sendo um deles Troy Carter, empresário de Lady Gaga. Em entrevista ao Mashable, Carter disse que "a Backplane tem o foco de aproximar comunidades e a comunidade que segue 'Gaga' acontece de ser aquela que estamos usando para aprender sobre o devido funcionamento disso". Ousado, ele ainda complementa: "acreditamos que podemos mudar o mundo".

O que você acha? É válido dar a chance à rede da popstar? Ou já temos relacionamentos demais na internet?


Pessoas que dormem tarde são mais inteligentes



Avise sua mãe e seus professores para não reclamarem da sua cara de sono, pois uma pesquisa feita pela Universidade de Stanford revelou que as pessoas que normalmente passam a madrugada em claro tendem a terem QI maior, ou seja, ficar acordado até tarde é uma das melhores coisas que você anda fazendo para sua inteligência.

O estudo, que analisou mais de 20 mil pessoas, chegou à conclusão de que quem dorme mais tarde normalmente é mais inteligente e isso ocorre pois com a evolução tecnológica os humanos descobriram que não era mais preciso fazer tudo durante o dia, algo que acontecia em tempos passados onde não havia luz.
Agora como temos a oportunidade de fazermos tudo à noite, as pessoas noctívagas seriam mais evoluídas, segundo a pesquisa.

Apesar de os noturnos serem mais inteligentes, o estudo avisa que eles também precisam dormir, afinal o sono é parte importante para que nosso cérebro funcione bem. Resumindo: dormir tarde e acordar tarde fazem muito bem para a inteligência, agora você tem a desculpa perfeita para passar a noite na internet e só acordar para o almoço.

Seriado House vai acabar


Um dos seriados mais famosos do mundo está chegando ao fim, depois de mais de oito anos no ar e de um sucesso estrondoso que rendeu vários prêmios importantes, como o Emmy e Globo de Ouro.

A série, que no seu último capitulo, terá completado 177 episódios, se despede depois de um ano ruim, onde a audiência já não era mais a mesma de antes, apesar de Hugh Laurie continuar sendo uma atração e tanto no papel de Dr. House.



“A decisão de encerrar o programa agora foi dolorosa, já que põe em risco centenas de relações próximas que se desenvolveram durante os últimos oito anos, mas também porque a série foi uma fonte de grande orgulho para todos os envolvidos.” revelaram os produtores.

Não era de hoje que se falava de um fim para série, mas desta vez é real, tanto que o próprio presidente da FOX declarou: “Com grande pesar e um nó na garganta, respeitamos a decisão tomada por Hugh, David e Katie. Por oito temporadas, toda a equipe de “House” nos deu alguns dos melhores personagens e as histórias mais emocionantes jamais vistas na televisão.”

A série ainda terá episódios inéditos até abril, depois disso os fãs terão que se contentar com os antigos capítulos…

Nunca vi cena mais linda do que essa!

Postagens populares

Arquivo do blog

Total de visualizações de página