Meus pensamentos...

Vivo para qualquer migalha de atenção que queira conceder-me.

Manchas solares vão explodir e atingir a Terra


São Paulo - Duas enormes manchas solares dobraram de tamanho nos últimos dias. Esse aumento causa uma série de explosões solares em direção à Terra.


Uma mancha solar é uma região onde há uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, relacionadas ao seu campo magnético. Quanto maior sua quantidade, maiores são as interferências na ionosfera terrestre, onde ficam as ondas de rádio, por exemplo.

A imagem em que é possível observar as manchas solares foi feita pelo Observatório de Dinâmica Solar (SDO), da Nasa. A alteração que aconteceu ficou conhecida como 1416.


Os cientistas não sabem ao certo qual o potencial do fenômeno. Porém, alguns deles acreditam que as explosões solares podem ter intensidade média e serão sentidas nas regiões polares, principalmente.


A tempestade deve ocorrer dentro das próximas 48 horas. A consequente aurora boreal deve ficar mais visível em altas latitudes no início da próxima semana.


É possível que ocorram também interferências nos sistemas de comunicação e breves blecautes. Entretanto, não existe possibilidade da tempestade solar causada pelo aumento das manchas solares colocar a raça humana em perigo.


Vale lembrar que o Sol tem ciclos de atividade de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos e outros mais fracos. O pico de atividade do ciclo atual do Sol está previsto apenas para 2013.

YouTube vai transmitir Carnaval de Salvador

São Paulo - O Google anunciou que irá transmitir o Carnaval de Salvador por meio do YouTube. Além disso, a empresa também criou uma página oficial da comemoração no Google+. O anúncio foi feito por meio do blog do Google e do blog do YouTube.


“Todos os anos, as cidades brasileiras competem para ser o principal destino do país durante o Carnaval. Este ano, estamos trazendo as paisagens, sons e a energia do Carnaval brasileiro direto das ruas de Salvador - primeira capital do país e uma das cidades mais antigas da América”, afirmou a empresa em seu comunicado.

Asa de Águia, Psirico, Tomate, Harmonia do Samba, Banda Eva etc. são alguns dos grupos que terão suas apresentações transmitidas. O Google também irá promover entrevistas com alguns artistas por meio do Hangout do Google+.


Além disso, um aplicativo do Google para Android e iOS vai oferecer informações sobre os horários de blocos e perimitir check-ins.


As transmissões começam na quinta-feira (16) e vão até a terça-feira (21). Entretanto, alguns conteúdos já estão disponíveis no YouTube.

YouTube/Carnaval - Teaser ENG

Orkut é passado: os números do Facebook no Brasil



País tem 37 milhões de usuários ativos e 51% dos brasileiros acessam a rede social todos os dias


Não é de hoje que o Facebook tem mostrado a que veio no Brasil. A rede social de Mark Zuckerberg cresceu 300% entre os brasileiros se compararmos com os números de 2008, ano em que o site começou a crescer em todo o mundo.

Hoje, nosso país é a quarta nação em número de usuários ativos, totalizando mais de 37 milhões - perdemos apenas para os Estados Unidos (157 milhões) e para Indonésia e Índia (41 milhões cada) - primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O pessoal do Facebook brasileiro criou um infográfico com dados bem interessantes sobre o crescimento da rede social no país, e o resultado não poderia ser outro: desbancou sites da Microsoft e do Google, inclusive o próprio Orkut, que um dia foi o site de relacionamentos mais acessado pelos brasileiros. Acompanhe as informações abaixo.


Audiência

- 37 milhões de usuários ativos, dos quais 12 milhões utilizam o Facebook por meio de dispositivos móveis
- 51% da população acessa o Facebook todos os dias
- A média de amigos por usuário é de 206 contatos
- 46% dos membros são do público masculino, contra 54% do feminino
- 33% dos usuários têm idade entre 18-24 anos, 29% entre 25-34, 14% entre 35-44, 13% entre 13-17, 7% entre 45-54 e 4% mais de 55 anos

Postagens mensais

- 996 vídeos colocados no site
- 2 milhões de check-ins feitos pelos usuários
- 160 milhões de mensagens nos Murais
- 339 milhões de atualizações de status
- 460 milhões de novas fotos colocadas na rede
- 715 milhões de mensagens enviadas entre os usuários
- 1,6 bilhão de comentários
- 1,6 bilhão de "curtir"

Tempo gasto mensalmente no Facebook e outros sites

- 06:57 horas são gastas e 997 páginas são vistas por cada usuário na rede social, todos os meses
- 04:41 horas são gastas e 203 sites da Microsoft são vistos no mesmo período
- 02:18 horas são gastas e 313 páginas do Google são vistas por mês
- 01:49 horas são gastas e 270 páginas do Orkut são vistas por cada usuário no mês


Falha no Bilhete Único permite que usuários não paguem pela viagem


Vulnerabilidade encontrada por especialistas permite salvar os saldos anteriores nos cartões de transporte público de SP


Dois especialistas em segurança na internet encontraram uma vulnerabilidade no sistema do Bilhete Único, cartão eletrônico que unifica toda a bilhetagem dos meios de transporte de São Paulo em um único dispositivo. A falha na criptografia dos cartões permite recarregá-los quantas vezes for necessário sem gastar nada. Os saldos anteriores depositados no Bilhete Único podem ser salvos por diversas vezes.

Em entrevista exclusiva para o Olhar Digital, os pesquisadores Gabriel Lima e Vinicius Camacho, sócios da empresa Ponto Sec, explicaram que este tipo de cartão já apresentou vulnerabilidades em outros países como Holanda e Estados Unidos. No entanto, o sistema utilizado por estes locais continha ainda mais problemas. "Nos cartões da Holanda era possível inserir o saldo que quisesse no cartão sem pagar nada, mas aqui é diferente. A falha nos permite salvar o saldo anterior", comenta Gabriel. "Com isso, é possível passar diversas vezes na catraca sem precisar recarregar o cartão", completa.

Cada cartão do Bilhete Único possui uma criptografia que protege suas informações. Porém, de acordo com os pesquisadores, estas chaves de segurança são extremamente fracas. Com um software de quebra de criptografia, os rapazes conseguiram invadir o cartão e analisar como ele funcionava. Durante três semanas, eles fizeram diversos testes para entender como o saldo era salvo. "Nós colocávamos R$ 10 e passávamos na catraca e, então, avaliávamos como o sistema se comportava", lembra. Com o tempo, eles conseguiram programar o cartão para salvar os saldos positivos anteriores e usá-los para passar pelas catracas.

Apesar de parecer um esquema simples, Gabriel comenta que o conserto desta falha não será tão fácil de se resolver. "O problema é que eles têm que mudar todos os cartões, pois o sistema de saldo do Bilhete Único fica instalado em cada cartão e não em um banco de dados como acontece com um cartão bancário. Também não sei se os cartões suportariam outra criptografia", explica. "Não posso afirmar com certeza, porque não sei exatamente como funcionam os softwares das catracas e dos pontos de vendas de recarga", concluiu.

Os pesquisadores avisaram a SP Trans sobre a falha no dia 1 de fevereiro. No dia seguinte (02/02), o Olhar Digital teve acesso à informação e também entrou em contato com a SP Trans. A resposta da empresa chegou no dia 04/02:


"A SPTrans ressalta que não há registro de vulnerabilidade que tenha afetado o controle ou os créditos do Bilhete Único de São Paulo. A sua concepção de segurança tem sido suficiente para garantir sua integridade. Além da segurança do programa, esta gestora do transporte público da capital possui equipe e sistemas informatizados para monitoramento ininterrupto de vulnerabilidades e nunca se deu qualquer alerta de desconformidade nesse sentido".

No entanto, continuamos insistindo com a empresa, alertando para o ocorrido. Nesta segunda-feira (13/02) pela manhã, após reuniões com os especialistas, a companhia finalmente soltou um novo comunicado à imprensa. "A SPTrans informa que abriu uma sindicância para investigar a possibilidade de tentativa de fraude contra o sistema do Bilhete Único. Esta investigação deverá estar concluída em 30 dias".

De acordo com os especialistas, a pesquisa ainda não foi concluída. A dupla pretende testar outros sistemas similares para fornecer mais detalhes técnicos sobre a falha. Por conta disso, o vídeo que demonstra todo o processo (e que tivemos acesso) não pôde ser publicado.

Tecnologia

A tecnologia dos cartões inteligentes sem contato, utilizada no Bilhete Único, é chamada de Mifare. Existem diferentes modelos e aplicações desse sistema e o transporte público é apenas um deles. Como o cartão permite a gravação de qualquer tipo de informação, a mesma tecnologia é usada também para cartões de portagens, parquímetros e estações de serviços, além daqueles cartões de proximidade que usamos para entrar em vários prédios comerciais. E é aí que mora o perigo.

Gabriel comenta que um de seus maiores receios é que essas vulnerabilidades na tecnologia sejam usadas para invasão de estabelecimentos. "Uma pessoa mal intencionada poderia modificar o cartão e ter acesso a prédios comerciais que utilizam esse sistema, por exemplo", conclui.

Atores e produtores falam dos episódios inéditos de The Walking Dead


Com a volta dos episódios inéditos da 2ª temporada de The Walking Dead hoje às 22h na FOX, os fãs já não aguentam mais de ansiedade para saber o que irá acontecer com o grupo de humanos que tenta sobreviver ao apocalipse zumbi. Em um encontro realizado no resort The Langham Hungtinton, na Califórnia, atores e produtores contaram contaram detalhes da trama para os jornalistas, que ainda tiveram acesso exclusivo ao 8º episódio, intitulado “Nebraska“.

-

Pela primeira vez, Glen Mazzara falou com a imprensa sobre os rumos da trama depois de assumir o comando da produção no lugar de Frank Darabont. “Se você comparar, verá que a trama é muito mais densa agora e as cenas ainda mais assustadoras. Eu queria que as histórias fossem mais interessantes agora que as pessoas já conhecem nossos personagens. Estamos aumentando a dose de suspense e outras ameaças além dos zumbis irão surgir.” Ao seu lado, Robert Kkirkman comentou sobre as vantagens de uma adptação televisiva das histórias que criou nos quadrinhos. “É um privilégio ouvir as ideias dos roteiristas, especialmente para histórias que eu escrevi tantos anos atrás. Eu espero que os fãs se empolguem com a nova leitura das histórias como eu me empolguei. Também existe um elemento mais realista. Algumas coisas simplesmente não podem existir enquanto você está fugindo de zumbis. Eu gosto da ideia de que essa é uma pequena amostra do que sobrou de civilização e essas pessoas não representam a autoridade, então é bem provável que nunca cheguem a respostas sobre a própria origem dos zumbis.“


Está muito mais brutal, adianta atriz sobre retorno de 'The walking dead'
Em entrevista ao G1, Laurie Holden fala sobre os novos episódios da série.
'Um ou dois personagens vão morrer', afirma a intérprete de Andrea.


Depois da calmaria, a tormenta. Esse é o clima do retorno de “The walking dead” de acordo com Laurie Holden, a intérprete de Andrea na aclamada série de zumbis. Após um começo de 2ª temporada marcado pela pasmaceira e conflitos psicológicos, os novos episódios que estreiam no Brasil nesta terça-feira (às 22h, no canal a cabo Fox) prometem, nas palavras da atriz, “um drama muito mais brutal”.

“Um ou dois personagens centrais vão morrer e partir o seu coração. Não existe segurança por aqui, nosso programa não tem disso. Só espero que um dos escolhidos não seja eu”, ri a atriz de 39 anos, em entrevista por telefone ao G1.

O segundo ano de “The walking dead” foi dividido em duas fases: a primeira, com sete episódios, acabou no final de novembro. A segunda iniciou no último domingo (12) nos EUA e traz uma leva de mais seis capítulos para fechar um total de 13.

O final da parte 1 encerrou brutalmente um arco que se construiu lentamente: o desaparecimento da menina Sophia (Madison Lintz). No caso, descobriu-se que a garota, já morta-viva, estava escondida no celeiro de zumbis (quem não assiste não vai entender isso) da família Greene, deixando no ar o futuro do grupo de sobreviventes, cada vez mais dividido entre o idealista Rick (Andrew Lincoln) e o descrente Shane (Jon Bernthal).

“Há muitas questões a serem levantadas depois deste final. A família dos fazendeiros sabia dela lá, por exemplo? São questões de confiança”, comenta. “Temos agora um drama brutal, muito mais impactante que a 1ª parte, que foi mais focada no desenvolvimento dos personagens”, resume.

Elenco de 'The walking dead' na 2ª temporada da série

Andrea é o melhor exemplo de personagem que cresceu do primeiro para o segundo ano e Laurie reconhece isso. “Adoro a minha personagem! Ela não é agradável, é invejosa, mas também é tridimensional, como ela poderia ser feliz?", argumenta, sobre o fato de Andrea não ser muito popular entre os fãs da série.

"Trata-se da jornada de uma mulher que não sabia se proteger e virou uma líder. Ela teve de matar zumbis, dar um tiro na cabeça da irmã e anda por aí com a arma do pai. Gosto do quanto ela agora me exige fisicamente”, diz a atriz, que aproveita para comentar também a possível relação amorosa entre Andrea e o policial Shane. “São pessoas que perderam tudo, que ficaram isoladas, e isso os atrai. Ela também quer ser uma guerreira como ele. Fora que Shane é um macho alfa bom para os olhos”, brinca.


"Os zumbis são uma metáfora dos nossos medos: do medo da crise econômica, das bombas nucleares. As pessoas se identificam com o que pode acontecer depois que o mundo acaba"


Laurie Holden.



Apesar de ter batido recordes de audiência na 2ª temporada, “The walking dead” sofreu uma baixa considerável antes mesmo dela estrear: a saída de Frank Darabont, produtor-executivo que dirigia, escrevia e comandava com rédea curta a produção. Como ele esteve envolvido nos primeiros oito episódios do 2º ano, manteve-se o ritmo lento e filosófico da 1ª temporada.

“A saída dele foi devastadora, era o nosso padrinho. Mas posso ser sincera? Sua saída foi boa, porque estávamos em um período de ajustes. O novo cara que entrou entende muito bem a HQ original, o que é ótimo. O bom de nosso show é que ele é coletivo, trabalhamos todos juntos em um calor forte de 40º na Geórgia. Esses novos episódios não trarão muita diferença em termos de produção, mas o resto... Só digo que eles vão explodir algumas cabeças”, diverte-se ela, enquanto explica sua teoria para o sucesso do seriado, já renovado para uma 3ª temporada.

"Os zumbis são uma metáfora dos nossos medos: do medo da crise econômica, das bombas nucleares... As pessoas se identificam com o que pode acontecer depois que o mundo acaba".

De acordo com a atriz, a gravação dos episódios é exaustiva, fisicamente e psicologicamente. Uma das estratégias do elenco para amenizar o clima, revela, é colocar músicas nos intervalos das gravações. O hit, adivinhem, é “Thriller”, de Michael Jackson. “É uma música ótima para melhorar a nossa energia”, ri.


Série «The Walking Dead» regressa terça-feira ao canal Fox

Os fãs da série «The Walking Dead» podem acompanhar novos capítulos da segunda temporada da saga a partir de amanhã no canal Fox, às 22:20.

A produção de sucesso tem lugar num mundo dominado por uma epidemia de «zombies» de proporções apocalípticas.

Recorde-se que só estava prevista a realização uma temporada. No entanto, «The Walking Dead» registou o melhor desempenho de uma série norte-americana de cabo nos mercados internacionais, com recordes de audiência nos EUA com mais de seis milhões de espectadores.



Postagens populares

Arquivo do blog

Total de visualizações de página