Meus pensamentos...

Vivo para qualquer migalha de atenção que queira conceder-me.

perguntas mais frequentes sobre uso de pilula anticoncepcional


Qual a melhor pílula para mim?
Existem diversos tipos de pílulas porque existem diversos tipos de mulheres. Somente seu médico poderá identificar a pílula que mais se aproxima de você.

Quando iniciar uma cartela de pílula pela primeira vez?
Na maioria das pílulas disponíveis no mercado e com 21 drágeas/comprimidos, a maneira correta é ao iniciar o uso começar a primeira pílula no primeiro dia da menstruação. Tomar uma pílula por dia durante 21 dias, fazer uma pausa de 7 dias sem tomar e recomeçar. Durante essa pausa é que a menstruação vem. Outras pílulas podem ter forma de tomadas diferentes, por isso é necessário consultar o médico.
No caso da pílula sem estrogênio, deve-se iniciar a tomada no primeiro dia da menstruação e tomar sem interrupção.

A partir de que dia a pílula começa a fazer efeito?
Se tomada corretamente, a pílula fará efeito a partir do primeiro dia em que se tomou.

Na pausa entre uma cartela e outra posso ter relações sem medo de engravidar?
Sim, nos dias de pausa das pílulas elas continuam a funcionar, ou seja, há proteção efetiva contra a gravidez.

E se eu esquecer de tomar um dia?
A pílula deve ser tomada diariamente no mesmo horário aproximado. Isso quer dizer que se eu tomar à noite, devo continuar tomando à noite. Se esquecer e lembrar de tomar dentro de 12 horas, a pílula continuará funcionando. Se esquecer por mais de doze horas verifique as instruções com seu médico ou na bula do produto. Tome a pílula que esqueceu logo que lembrar, e a pílula do dia no seu horário habitual. Verifique sempre na bula do produto e com seu médico informações detalhadas e específicas sobre o tipo de pílula que você está tomando.

Quero atrasar ou adiantar minha menstruação; posso continuar a tomar a pílula sem parada?
Não deve. A pílula foi projetada para ser tomada 21 dias. Se continuar tomando poderá ter uma menstruação fora de época, mesmo tomando. Nesses casos é conveniente que você consulte seu médico para ele lhe oferecer uma maneira mais segura de não menstruar e continuar evitando a gravidez.

É verdade que é necessário parar a pílula de tempos em tempos para o organismo descansar?
Não. Estudos recentes e a recomendação da Organização Mundial de Saúde indicam que a pílula não deve ser parada para descanso.

E se eu não for tiver relações por um grande período?
Mesmo assim é preferível continuar tomando.

É verdade que a pílula engorda?
Não. Na maioria das mulheres a pílula não aumenta o peso, nem dá celulite ou estrias.

Qual pílula engorda mais ou tem mais efeitos colaterais?
Existem diversos tipos de pílulas porque existem diversos tipos de mulheres. Somente seu médico poderá identificar a pílula que mais se aproxima de você e que tenha menos efeitos colaterais.

Pílula faz mal?
Pílula anticoncepcional é um dos medicamentos mais usados (e mais estudados) no mundo todo. Seus efeitos colaterais são mínimos comparados ao benefício de evitar uma gravidez indesejada ou não planejada. Além do mais, a pílula protege mulheres de infecções genitais, câncer de ovário e alguns tipos de câncer de útero.

Pílula serve para tratar doenças ou só é para evitar gravidez?
A pílula tem sido usada com sucesso no tratamento da síndrome dos ovários policísticos e no tratamento conservador da endometriose. Também é muito utilizada no tratamento da acne (espinhas), hirsutismo (aumento de pelos), cólicas e distúrbios da menstruação, tais como tensão pré-menstrual e cólica menstrual.

Dr. Sérgios dos Passos Ramos




Pílula do dia seguinte
A pílula foi criada principalmente para evitar uma gravidez indesejada, em casos como, quando a camisinha estoura. Ela é um método contraceptivo de emergência, e possui indicações precisas. Serve para situações de risco, quando o método preventivo que cada um escolhe falha, ou em casos de violência sexual ou estupro.

Ela não foi feita como um método anticoncepcional, por tanto não troque a camisinha pela pílula. Segundo uma pesquisa feita, cerca de 33% das garotas que tomam o medicamento não se preocupam com nenhum método contraceptivo.

A pílula do dia seguinte pode ser tomada até 72 horas depois da relação?

Verdade: Depois do incidente a mulher tem, no máximo, três dias para tomar os comprimidos, de preferência com orientação médica. São dois comprimidos: um precisa ser tomado, de preferência, até as primeiras 24 horas, quando sua eficácia é maior, o segundo comprimido deve ser tomado 12 horas após o primeiro.

A pílula funciona como abortivo?

Mentira: Ela age antes de a gravidez ocorrer. Se a fecundação não ocorreu, o medicamento dificulta o encontro do espermatozóide com o óvulo. Mas se a fecundação já tiver ocorrido, irá provocar uma descamação do útero, impedindo a implantação do ovo fecundado. Caso o ovo já esteja implantado, quer dizer, se a gravidez já tiver iniciada a pílula não surte efeito algum.

Ela pode causar efeitos colaterais?

Verdade: Na maioria dos casos, é mais comum a alteração da menstruação e do tempo de ovulação. Pode causar dor de cabeça, sensibilidade nos seios, náuseas e vômitos. No caso de vômito e diarréia nas duas primeiras horas da ingestão do medicamento, a dose deve ser repetida.

Não há contra indicação?

Mentira: A pílula deve ser evitada por pessoas que possuem algum tipo de doença hematológica (do sangue), vascular, é hipertensa ou obesa mórbida.

Se eu tomar a pílula muitas vezes ela perde o efeito?

Mentira: Ela não perde o efeito, mas o risco de engravidar aumenta. Normalmente, ela possui 15% de chance se tomar depois de 24 horas da transa, já o anticoncepcional comum possui 0,1% de chance.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Arquivo do blog

Total de visualizações de página