Meus pensamentos...

Vivo para qualquer migalha de atenção que queira conceder-me.

Shih Tzu


O Shih Tzu é uma das raças de cão mais antigas, originária da China, e como toda raça canina oriental que se preze, possui uma lenda. De acordo com essa lenda existia uma princesa chinesa e um mongol vivendo um amor proibido. Sem a esperança de poderem se unir eles decidiram cruzar os representantes caninos de cada nação (o Pequinês e o Lhasa Tibetano) como forma de consagrar a união entre o que havia de melhor entre as duas culturas e o amor entre ambos os povos. Dessa forma nasceu o Shih Tzu, símbolo de um amor impossível, cujo nome em mandarim significa “cão leão” e que lhe foi dado devido à sua linda pelagem longa e uma porção de pelos na cabeça semelhante à uma juba de leão. Não se sabe ao certo quando a raça surgiu mas alguns exemplares da raça foram dados de presente ao imperador da China em 1640. Segundo historiadores, os Shih Tzu viviam no palácio cercados de cuidados e isolados de outras raças, de forma que somente três séculos depois é que começaram a fazer parte de famílias chinesas ricas e algumas poucas famílias ocidentais. Durante a invasão japonesa de 1937 a raça foi quase extinta mas foi salva por criadores ingleses que mais tarde possibilitaram a popularização da raça em todo o mundo.

Características Físicas

É uma raça de pequeno porte que se adapta a áreas pequenas (como apartamentos), possuem pelagem longa, baixa agressividade, não precisam se exercitar muito e vivem cerca de 14 anos. Chegam a medir 26,7cm (altura da cernelha) pesando em torno de 4,5 a 8,1 kg. A sua pelagem longa e sedosa dá um ar elegante ao cão mas escovações regulares são indispensáveis para evitar que o pelo embarasse.


Temperamento

Os cães da raça Shih Tzu são companheiros, ativos, brincalhões e possuem a fama de adorar um colo apesar de ter personalidade forte que facilmente domina os seus donos. São cães de companhia que adoram interações com pessoas da família apesar de serem menos ativos que outras raças do mesmo porte como o Yorkshire. Costuma se entender bem com outros cães e até mesmo com gatos.


Adestramento

Apesar de muito ligados ao dono, os Shih Tzu possuem temperamento forte e não são muito obedientes. É preciso que o dono seja rígido para que o cão o tenha como líder e será necessário muitas repetições e paciência pra ensinar alguns truques à essa raça. Quando são treinados pra necessidades fisiológicas tornam-se muito higiênicos.

Devido ao seu pequeno porte, ao temperamento dócil e ao fato de se adaptarem facilmente à vida em grandes cidades e apartamentos, os Shih Tzu tem se tornado cada vez mais popular no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Arquivo do blog

Total de visualizações de página