Meus pensamentos...

Vivo para qualquer migalha de atenção que queira conceder-me.

Site de torrent BTjunkie encerra suas operações

O serviço estava entre os cinco maiores sites de P2P e nunca foi envolvido em ações judiciais, mas os movimentos recentes devem ter influenciado

O Btjunkie, um dos maiores sites torrent de compartilhamento de arquivos, fechou as portas voluntariamente neste fim de semana. O serviço estava entre os cinco maiores sites de P2P e nunca foi envolvido em ações judiciais, mas os movimentos recentes contra o MegaUpload e o The Pirate Bay devem ter influenciado no fechamento.

"Este é o fim da linha, meus amigos", diz uma mensagem curta do proprietário, no site. "A decisão não é fácil, mas decidimos voluntariamente desligar tudo. Temos lutado há anos pelo seu direito de se comunicar, mas é hora de seguir em frente. Tem sido uma grande experiência, desejamos-lhe tudo de melhor", diz a mensagem.

O fundador do BTjunkie contou ao site TorrentFreak que as ações legais contra sites de partilha mais populares, como MegaUpload e The Pirate Bay, "tiveram um papel importante" na decisão. Os fundadores do MegaUpload foram presos em janeiro e podem pegar até 20 anos de prisão em acusações de violação de direitos autorais.

Já os criadores do The Pirate Bay, provavelmente o maior site de compartilhamento de arquivos torrent, foram condenados a um ano de prisão e multados em cerca de US$ 5 milhões por um tribunal sueco. Ao contrário do MegaUpload, onde agentes federais apreenderam o domínio e fecharam o site, o The Pirate Bay ainda está funcionando e mudou o domínio de .org para .se, para evitar que agentes norte-americanos apreendessem o domínio. O site agora também usa magnet links por padrão, em vez de arquivos torrent, para tornar o download mais difícil de rastrear em nível individual


Efeito MegaUpload: Mais de 10 sites de arquivos mudam política

Após fechamento do Megaupload, diversos serviços desabilitaram a função de compartilhamento ou começaram a remover conteúdos protegidos por direitos autorais.

Depois que o FBI fechou o site Megaupload por infringir direitos autoriais, mais de 10 sites de compartilhamento de arquivos mudaram sua política de funcionamento, desabilitando as funções que permitiam o intercâmbio ou removendo conteúdos protegidos.

No último fim de semana, o disco virtual FileSonic deu o pontapé inicial às mudanças, quando desabilitou o compartilhamento de arquivos entre usuários, transformando o serviço em armazenamento exclusivamente pessoal.

Seguindo o fluxo, mais 10 sites mudaram a forma como lidavam com conteúdos protegidos por direitos autorais. Veja abaixo a lista publicada pelo portal Life Hacker:

Fileserve: assim como o FileSonic, bloqueou o compartilhamento, passando a permitir apenas o armazenamento pessoal de dados. A empresa está removendo diversos arquivos e apagando contas Premium. Mudou o servidor de lugar e encerrou sua página no Facebook. Novos arquivos estão sendo deletados logo após o upload.

VideoBB: o serviço de filiação foi desativado.

Filepost: o site começou a suspender contas que compartilham conteúdos protegidos por direitos autoriais.

Uploaded.to: bloqueou o acesso ao serviço nos EUA.

Videozer: o programa de filiação foi desativado.

Filejungle e Uploadstation: as empresas da Fileserve tomaram as mesmas medidas que sua proprietária e está testando o bloqueio de acesso de IPs dos Estados Unidos.

4Shared: começou a apagar diversos conteúdos de seus servidores.

EnterUpload: o serviço está fora do ar e quando tentamos acessá-lo, fomos redirecionados à página luxury.net.

O Megaupload foi fechado após uma ação do FBI motivada por denúncias da Universal Music de que os servidores da empresa armazenava e permitia compartilhamento gratuito de conteúdos protegidos por direitos autorais.

O fundador da empresa Kim Schmitz foi preso, junto com mais três diretos da companhia.

Em retaliação ao fechamento do site, o grupo de hackers Anonymous realizou ataques de negação de serviço (DDoS) que tiraram do ar os portais do FBI, Universal Music, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Arquivo do blog

Total de visualizações de página